top of page

Brasil e Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial e suas conseqüências


Está previsto para outubro o lançamento do novo livro do renomado brasilianista Frank D. McCann: "Brazil and the United States during World War II and Its Aftermath: Negotiating Alliance and Balancing Giants".

Reconhecidamente o principal historiador no estudo das relações EUA-Brasil, McCann investiga a relação entre os dois países entre 1930 e 1977. É para nós uma grande honra a citação de "Operação Brasil" como obra de referência pelo autor.

A obra está em pré-venda no website da Amazon neste link: https://goo.gl/d871Cd

"A aliança militar entre os Estados Unidos e o Brasil desempenhou um papel crítico no resultado da Segunda Guerra Mundial e, no entanto, é amplamente negligenciada na historiografia da guerra. Neste relato definitivo, Frank McCann investiga as relações militares brasileiras dos anos 1930 até os anos após a aliança terminar em 1977.

Os dois países emergem como gigantes desequilibrados com objetivos e expectativas frequentemente divergentes. Eles, no entanto, conseguiram formar a Força Expedicionária Brasileira e um esquadrão de combate que lutou na Itália sob o comando americano, fazendo do Brasil o único país latino-americano a enviar tropas para a guerra.

Com o estabelecimento da base da Força Aérea dos EUA em Natal, o Nordeste do Brasil tornou-se uma área vital para o tráfego aéreo que abastece as forças aliadas no Oriente Médio e nos teatros asiáticos.

McCann habilmente analisa arquivos brasileiros recém-abertos e desclassificou os arquivos da inteligência americana para oferecer um relato mais detalhado de como essa aliança mudou o curso da Segunda Guerra Mundial e como a relação se deteriorou após a guerra."

Todos os Posts
Posts Recentes
Busca por tags
bottom of page