top of page

Contos do Atlântico Sul


Uma publicação sobre a presença militar norte-americana no Brasil, durante a II Guerra Mundial, passou quase despercebida em nosso país.


Lançado em 2014, o livro Fairwing Brazil - Tales of the South Atlantic in World War II, de John R. Harrison, traz em suas 392 páginas uma notável compilação de contos, fotografias, mapas e textos inéditos sobre a trajetória da aviação da US Navy no Brasil durante o conflito. Em especial, a Fleet Air Wing 16, onde o autor serviu em 1943-1944, a bordo de um avião de patrulha (um Consolidated PBY Catalina).


A edição luxuosa do livro de John Harrison é pródiga em detalhes acerca da importância da campanha no Atlântico Sul, quando os U-boots alemães e italianos afundavam navios Aliados a um ritmo alarmante, e seus “rompedores de bloqueio” e “navios-piratas” transitavam com relativa facilidade no oceano. Graças às informações contidas na obra, foi possível datar com precisão duas fotografias aéreas de Parnamirim Field que foram apenas estimadas no livro Operação Brasil.



Harrison relembra seu encontro inusitado com o general Gustavo Cordeiro de Farias, comandante da guarnição do Exército Brasileiro em Natal. O norte-americano desfaz o mito criado pelo serviço de inteligência dos EUA de que o oficial brasileiro seria “inimigo da aliança com os EUA” e simpatizante da Alemanha nazista.


Por fim, é lícito afirmar que Fairwing Brazil - Tales of the South Atlantic in World War II é uma obra preciosa, tanto pela sua qualidade editorial quanto por tratar-se de um raro testemunho pessoal de um protagonista da aviação dos EUA no Brasil durante a II GM.



 

John Harrison é um químico/engenheiro ambiental aposentado, e vive com sua família em Hockessin, Delaware (saiba mais neste link).


No Brasil, a obra (em inglês) está disponível na Livraria da Travessa.

Todos os Posts
Posts Recentes
Busca por tags
bottom of page