À espera de Rommel
Espera ansiosa - Em 08 de agosto de 1942, no exato dia em que o U-507 virou sua proa em direção ao Brasil, o War Department recebia uma mensagem enviada por Winston Churchiil a Roosevelt. O britânico inspecionava o VIII Exército inglês no Egito, com o intuito de repassar informações de inteligência preciosas ao Marechal Alexander. Sobretudo, sua visita destinava-se a encorarajar as tropas diante do iminente ataque de Rommel à última posição Aliada defensável antes do Cairo e do Canal de Suez.
O texto ressalta que o sucesso na batalha teria um efeito decisivo na posição dos franceses frente à Operação Tocha (invasão da África ocidental francesa). Além disso, relata a substituição do Marechal John Claude Auchinleck por Montgomery, pedindo segredo até que a transferência de comando seja feita por completo.
Churchill destaca sua atenção especial ao recebimento e a utilização dos novos blindados Sherman e dos obuseiros autopropulsado de 105 mm (Priest), cuja chegada era "ansiosamente" aguardada no front.
Após destituir Auchinleck do comando das operações, removendo-o para um novo comando no sudeste asiático, o líder inglês joga suas fichas nas informações de inteligência obtidas em Bletchley Park. Mais do que isso, espera deter Rommel usando as armas, munições e equipamentos fornecidos pelo aliado norte-americano.
A chegada do apoio material dos EUA ao Egito seria crucial para definir os rumos da guerra no deserto.
________________________________________________________
Fonte: Agradeço à equipe de pesquisadores da FDR Library pela pesquisa e o envio do documento histórico. As fotos são oriundas do Bundesarchiv e do NARA.