top of page

Amigo do Brasil

Amigo do Brasil - O Almirante Jonas H. Ingram personificou a política amistosa, igualitária e de boa-vontade idealizada por Thomas Jefferson.

O Almirante Jonas H. Ingram (USN) mesclou a costumeira eficiência operacional e administrativa anglo-saxã ao temperamento alegre, franco, tipicamente latino, conquistando a confiança dos brasileiros.

Sua ação de comando aproveitou de imediato o impacto causado pela ação do U-507, abrindo o caminho para as operações militares em três dimensões no Atlântico Sul. Assim, foi possível controlar o estratégico vão intercontinental entre as Américas e a África num período crítico da guerra para os Aliados.

Não lhe faltou a astúcia política e muito "jogo de cintura" para atingir os seus objetivos. Numa ação inusitada, o norte-americano arvorou para si o título de Comandante-em-Chefe do Atlântico (foto), tomando a frente dos seus patrícios do Exército nas negociações com o governo brasiliero. Entretanto, o real valor de Ingram para a campanha Aliada ainda é subestimado pela historiografia em geral.

O Almirante Guilhem, Ministro da Marinha do Brasil durante o conflito, definiu assim o militar estrangeiro:

"Acreditando nas nossas possibilidades, tornou-se um grande amigo do nosso país e da nossa Armada. Foi o realizador feliz da unidade de esforços em que três marinhas e duas forças aéreas trabalharam articuladas e levaram a bom termo uma campanha naval que a todos se afigurava difícil."[i]

__________________________________________

[i] DUARTE, Paulo de Q. Dias de Guerra no Atlântico Sul -Bibliex, RJ, p.344.

Todos os Posts
Posts Recentes
Busca por tags
bottom of page