top of page

O "mapa da mina"

O "mapa da mina" - A Kriegsmarine possuía o levantamento detalhado dos portos e dos itinerários da navegação brasileira (Fonte: Kartengruppe.it)

Durante a pesquisa iconográfica para a produção deste livro, foram encontrados diversas cartas náuticas do litoral brasileiro utilizadas pela Marinha de Guerra alemã. Os documentos não mencionam a fonte de dados que propiciou a impressão das cartas, mas pelas datas assinaladas estima-se que eles tenham sido extraídos dos levantamentos realizados pela Missão Cartográfica Imperial Militar Austríaca no Exército Brasileiro, a partir de 1920. É possível que os dados oriundos desta missão tenham caído em poder da Kriegsmarine quando a Alemanha anexou a Áustria em 1938.

O Comando naval alemão possuía informações exatas sobre os principais portos brasileiros: um verdadeiro "mapa da mina". Na carta referente à Baía de Guanabara (Fotos 1 e 2), os pontos assinalados em amarelo correspondem aos sinais náuticos que definem o canal de aproximação ao Arsenal de Marinha no Rio de Janeiro e ao Porto do Rio de Janeiro, assim definidos na sequência de entrada na Baía de Guanabara: Farolete Santa Cruz, Farolete da Laje, Farolete de Villegagnon e Farolete das Feiticeiras.

Agradeço ao pesquisador italiano Pino Esposito (kartengruppe.it) pela cessão das cartas; ao Comandante Ronald Santiago, ao Comandante Walter Santos, e ao Engenheiro Cartógrafo Alexandre Dantas Soares Coutinho pelo auxílio na interpretação das cartas náuticas.

Todos os Posts
Posts Recentes
Busca por tags
bottom of page